O fundador da Living Building Challenge, aficionado por sustentabilidade e arquiteto Jason McLennan foi contratado por Leonardo DiCaprio para projetar um "eco-resort" em uma ilha privada em Belize. O ambicioso projeto de 42 hectares será administrado pela incorporadora Delos, de Nova Iorque, e tem conclusão prevista para 2018.
O resort contará uma série de suítes flutuantes construídas sobre a água e vários recifes e refúgios para a fauna marinha, além disso, serão construídas 48 villas milionárias e um "berçário" de plantas nativas focado na preservação do peixe-boi.
"Meu objetivo sempre foi criar algo não apenas ambiental, mas de caráter restaurador", disse DiCaprio ao New York Times.
A ilha, localizada a 15 minutos de barco de San Pedro, sofreu durante anos com a pesca predatória, o desmatamento e a erosão de sua costa. O projeto de DiCaprio pretende restaurá-la, fazendo dela um destino de luxo. Para isso, 45% da ilha será destinada à conservação e todas as novas construções serão realizadas segundo os padrões do Living Building Challenge.
"Estamos nos provocando o tempo todo para testar os limites do que é possível", acrescentou DiCaprio. "Com a ameaça de mudança climática há enormes desafios, então, queremos que a estrutura não apenas potencialize e melhores o ambiente, mas que se torne um modelo para o futuro. Isso inclui restaurar a ilha, criar áreas de conservação e regenerar todo o ecossistema para trazê-lo de volta à sua forma original."
Mais sobre o projeto no The New York Times